domingo, 20 de março de 2011

RESENHA "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"

RESENHA DO TEXTO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisas em educação em Ciências. Vol 3, n 1. Junho 2001. Disponível em: HTTP://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir.PDF

No início do texto o autor considera as especificidades da educação escolar, principalmente nas séries iniciais do Ensino fundamental onde a alfabetização ocupa lugar privilegiado. Conceituando letramento como o uso que as pessoas fazem da leitura e escrita em seu contexto social. O letramento em ciências seria de como as pessoas utilizam os conhecimentos científicos no seu dia a dia melhorando sua vida e a tomada de decisões frente a um mundo em constantes mudanças, constituindo-se em um meio para o indivíduo ampliar seu universo de conhecimento, a sua cultura como cidadão inserido na sociedade.
Para que isso aconteça o autor sugere atividades possíveis de serem desenvolvidas na prática educativa da Ciências nas séries iniciais, desenvolvendo a arte, a música, o ambiente virtual, vídeos, visitas a órgãos e instituições educativas e públicas.
Nesse sentido, ao trabalhar a literatura infantil, o autor propõe uma exploração de textos tais como: notícias, artigos, vídeos científicos, curiosidades, descrição de animais, sugerindo inclusive a revista Ciências Hoje das crianças.
Posteriormente o autor sugere o uso dos vídeos educativos que possibilitem o desenvolvimento da alfabetização científica, cultural e multidimensional, proporcionando aos alunos a oportunidade de ampliar sua cultura,sue universo de conhecimentos, ainda sugere a utilização do teatro em sala de aula com metodologia para as aulas de ciências inclusive com temáticas relacionadas com meio ambiente, flora, fauna e higiene entre outros. Nessas atividades o aluno desenvolve a oralidade e a memorização.
Em seguida propõe a visita a museus de ciências e tecnologia estes constituem espaços dinâmicos e populares, propiciando uma melhor aprendizagem de conteúdos difíceis de serem repassados nos espaços escolares tradicionais.
Finalmente, sugere as pequenas excursões e aulas práticas que auxiliam a ampliação da cultura científica dos alunos. Nestas atividades eles utilizam todos os sentidos, a experimentação, a observação e os resultados das atividades realizadas.
O autor usou de uma linguagem simples de fácil compreensão na exploração do tema proposto.
A obra contribui significativamente, pois de maneira clara, direta e com idéias criativas nos fornece sugestões concretas e de fácil realização, auxiliando assim na efetivação do trabalho dos docentes que buscam o letramento associado a alfabetização científica nas séries iniciais.
O autor faz várias referências outros estudiosos da área. Acreditamos que as atividades sugeridas são de fácil aplicação e realização no ambiente escolar, possibilitando uma aprendizagem significativa associada ao desenvolvimento da alfabetização científica. Percebe-se no entanto que o letramento deve ser uma prática contextualizada propiciando sempre novos conhecimentos, favorecendo aos alunos o desenvolvimento de habilidades de classificação, seriação, organização, análise, interpretação e socialização que são cruciais nas séries iniciais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisas em educação em Ciências. Vol 3, n 1. Junho 2001. Disponível em: HTTP://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir.PDF

No início do texto o autor considera as especificidades da educação escolar, principalmente nas séries iniciais do Ensino fundamental onde a alfabetização ocupa lugar privilegiado. Conceituando letramento como o uso que as pessoas fazem da leitura e escrita em seu contexto social. O letramento em ciências seria de como as pessoas utilizam os conhecimentos científicos no seu dia a dia melhorando sua vida e a tomada de decisões frente a um mundo em constantes mudanças, constituindo-se em um meio para o indivíduo ampliar seu universo de conhecimento, a sua cultura como cidadão inserido na sociedade.
Para que isso aconteça o autor sugere atividades possíveis de serem desenvolvidas na prática educativa da Ciências nas séries iniciais, desenvolvendo a arte, a música, o ambiente virtual, vídeos, visitas a órgãos e instituições educativas e públicas.
Nesse sentido, ao trabalhar a literatura infantil, o autor propõe uma exploração de textos tais como: notícias, artigos, vídeos científicos, curiosidades, descrição de animais, sugerindo inclusive a revista Ciências Hoje das crianças.
Posteriormente o autor sugere o uso dos vídeos educativos que possibilitem o desenvolvimento da alfabetização científica, cultural e multidimensional, proporcionando aos alunos a oportunidade de ampliar sua cultura,sue universo de conhecimentos, ainda sugere a utilização do teatro em sala de aula com metodologia para as aulas de ciências inclusive com temáticas relacionadas com meio ambiente, flora, fauna e higiene entre outros. Nessas atividades o aluno desenvolve a oralidade e a memorização.
Em seguida propõe a visita a museus de ciências e tecnologia estes constituem espaços dinâmicos e populares, propiciando uma melhor aprendizagem de conteúdos difíceis de serem repassados nos espaços escolares tradicionais.
Finalmente, sugere as pequenas excursões e aulas práticas que auxiliam a ampliação da cultura científica dos alunos. Nestas atividades eles utilizam todos os sentidos, a experimentação, a observação e os resultados das atividades realizadas.
O autor usou de uma linguagem simples de fácil compreensão na exploração do tema proposto.
A obra contribui significativamente, pois de maneira clara, direta e com idéias criativas nos fornece sugestões concretas e de fácil realização, auxiliando assim na efetivação do trabalho dos docentes que buscam o letramento associado a alfabetização científica nas séries iniciais.
O autor faz várias referências outros estudiosos da área. Acreditamos que as atividades sugeridas são de fácil aplicação e realização no ambiente escolar, possibilitando uma aprendizagem significativa associada ao desenvolvimento da alfabetização científica. Percebe-se no entanto que o letramento deve ser uma prática contextualizada propiciando sempre novos conhecimentos, favorecendo aos alunos o desenvolvimento de habilidades de classificação, seriação, organização, análise, interpretação e socialização que são cruciais nas séries iniciais.

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